20.6.08

29-06-2008

XIII DOMINGO COMUM

SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO


29 de Junho de 2008


PRIMEIRA LEITURA
Actos 12,1-11

Naqueles, dias,
o rei Herodes começou a maltratar alguns membros da Igreja.
Mandou matar à espada Tiago, irmão de João,e, ao ver que assim agradava aos Judeus, mandou, além disto, prender também a Pedro.
Era nos dias da Páscoa.
Depois de preso, mandou-o meter na cadeia e entregou-o à guarda de quatro piquetes de quatro soldados cada um, na intenção de, após a Páscoa, o fazer comparecer perante o povo.
Pedro era, pois, guardado na prisão, mas a Igreja orava instantemente a Deus por ele. Herodes estava para o fazer comparecer.
Nessa noite, dormia Pedro entre dois soldados, ligado com duas correntes, enquanto as sentinelas, postadas à porta, guardavam a prisão.
Nisto, apareceu o Anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela da cadeia. O Anjo acordou Pedro, tocando-lhe no lado, e disse-lhe: «Levanta-te depressa».
E as correntes caíram-lhe das mãos.
Então, o Anjo disse-lhe: «Põe o cinto e calça as sandálias».
Ele assim fez. Depois, acrescentou: «Envolve-te na capa e segue-me».
Pedro saiu e foi-o seguindo, sem perceber que era verdade o que estava a acontecer pela acção do Anjo; pensava que tinha uma visão.
Atravessaram o primeiro posto da guarda, depois o segundo, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, e a porta abriu-se por si mesma diante deles.
Saíram e avançaram por uma rua, e logo o Anjo se afastou de Pedro.
Então, Pedro, voltando a si, exclamou:
«Agora sei realmente que o Senhor mandou o Seu Anjo e me libertou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo judeu».

SALMO RESPONSORIAL

O SENHOR LIBERTOU-ME DE TODOS OS MEUS TEMORES

A toda a hora bendirei o Senhor,
o Seu louvor está sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor;
ouçam e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo ao Senhor,
e exaltemos juntos o Seu nome.
Procurei o Senhor, e Ele atendeu-me;
libertou-me de todos os meus temores.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes:
vossos rostos não se hão-de cobrir de vergonha.
Este pobre clamou, o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

SEGUNDA LEITURA
2 Timóteo 4,6-8.17-18

Caríssimo:
Eu já estou a ser oferecido em sacrifício, e o momento da minha morte está iminente.
Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Daqui em diante, está-me reservada a coroa da justiça, que o Senhor, o justo Juiz, me dará no dia do juízo; e não só a mim, mas também a todos aqueles que tiverem esperado com amor a Sua manifestação.
Apressa-te a vir ter comigo sem demora.
O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todos os pagãos a ouvissem.
E eu fui libertado da boca do leão.
O Senhor me há-de livrar de toda a acção perversa e me levará são e salvo ao Seu Reino celeste.
Glória a Ele por todo o sempre. Amen.

ALELUIA

Tu é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

EVANGELHO

Mateus 16,13-19

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e fez aos discípulos esta pergunta:
«Quem dizem as pessoas que é o Filho do Homem?»
Eles responderam:
«Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou um dos profetas».
Jesus replicou-lhes:
«E quem dizeis vós que Eu sou?»
Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse-Lhe:
«Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!».
Jesus respondeu-lhe:
«És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim Meu Pai que está nos Céus.
E Eu também te digo a ti: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja, e as forças do Inferno não levarão a melhor contra ela.
Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na Terra ficará ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra ficará desligado nos Céus».


SUGESTÃO DE CÂNTICOS:

Entrada -
Ofertório -
Comunhão -
Final -

Sem comentários:

TRÍDUO PASCAL

Quinta feira Santa Sugestão de cânticos: Entrada: - TODA A NOSSA GLÓRIA -  M. Luís Salmo Responsorial: - O CÁLICE DA BÊNÇÃO  É COMUNHÃO DO S...