14.5.08

01-06-2008

IX DOMINGO TEMPO COMUM

ANTÍFONA DE ENTRADA

Olhai para mim, Senhor, e tende compaixão,
porque estou só e desamparado.
Vede a minha miséria e o meu tormento
e perdoai todos os meus pecados.

PRIMEIRA LEITURA
Deut 11, 18.26-28.32

Moisés falou ao povo dizendo: «As palavras que eu vos digo, gravai-as no vosso coração e na vossa alma, atai-as à mão como um sinal e sejam como um frontal entre os vossos olhos. Ponho hoje diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos prescrevo; a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, afastando-vos do caminho que hoje vos indico, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. Portanto, procurai pôr em prática todos os preceitos e normas que hoje vos proponho».

SALMO RESPONSORIAL

SEDE O MEU REFÚGIO SENHOR

Em Vós, Senhor, me refugio,
jamais serei confundido, 
pela vossa justiça, salvai-me.
Inclinai para mim os vossos ouvidos,
apressai-Vos em me libertar.

Sede a rocha do meu refúgio
e a fortaleza da minha salvação;
porque Vós sois a minha força e o meu refúgio,
por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me.

Fazei brilhar sobre mim a vossa face,
salvai-me pela vossa bondade.
Tende coragem e animai-vos,
vós todos que esperais no Senhor.

SEGUNDA LEITURA
Rom 3, 21-25a.28

Irmãos: Independentemente da Lei de Moisés, manifestou-se agora a justiça de Deus, de que dão testemunho a Lei e os Profetas; porque a justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os crentes. De facto não há distinção alguma, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus; e todos são justificados de maneira gratuita pela sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus, que Deus apresentou como vítima de propiciação, mediante a fé, pelo seu sangue, para manifestar a sua justiça. Na verdade, estamos convencidos de que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei.

ALELUIA

Eu sou a videira e vós sois os ramos, diz o Senhor:
quem permanece em Mim dá muito fruto. Refrão

EVANGELHO
Mt 7, 21-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Muitos Me dirão no dia do Juízo: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos e em teu nome que expulsámos demónios e em teu nome que fizemos tantos milagres?’ Então lhes direi bem alto: ‘Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade’. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».

SUGESTÃO DE CÂNTICOS

Entrada - CONDUZI-ME SENHOR
Ofertório - TUDO O QUE PEDIRDES
Comunhão - SE CUMPRIRDES
Final - SEDE A ROCHA

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou responsavel por um grupo coral infantil, na paróquia de Loureiro.
Amanhã, vamos ter a nossa 1a comunhão.
Os cânticos que utilizamos são bastante diferentes dos vossos, por isso deixo a minha sugestão.
Entrada: Hoje é a festa do amor
Ofertorio: O Pão e o Vinho
Comunhão: Eu gosto de Ti ó Jesus/
Como são belos os pés
Consagração N. Sra: Tomai conta de nós Senhora
Final: Hoje é a festa do amor
Aprecio muito o vosso blogue pois é um excelente meio de intercambio de canticos e ideias!
Coninuem!

GCC disse...

Olá Sandra.
Como responsável por este espaço, registo com agrado a sua visita.
Também iremos ter a 1ª comunhão no próximo domingo e, claro, os cânticos para essa celebração são bem diferentes do que habitualmente cantamos e são do género dos que sugeriu. Aliás, alguns são já nossos "velhos conhecidos". Irei, logo que possível fazer um post com sugestões para as celebrações com crianças.
Apenas por curiosodade, deixo a seguir o que iremos cantar na 1ª Comunhão/2008.
Entrada - Deixai vir a mim
Ofertório - Quero Louvar o Senhor
Comunhão/A. Graças - Comei do pão / O Templo de Deus é santo
Final - Quero estar sempre contigo.
Volte sempre.

TRÍDUO PASCAL

Quinta feira Santa Sugestão de cânticos: Entrada: - TODA A NOSSA GLÓRIA -  M. Luís Salmo Responsorial: - O CÁLICE DA BÊNÇÃO  É COMUNHÃO DO S...