30.4.08

CORPO DE DEUS

22 de Maio de 2008

ANTÍFONA DE ENTRADA
O Senhor alimentou o seu povo com a flor da farinha
e saciou-o com o mel do rochedo.

PRIMEIRA LEITURA
Deut 8, 2-3.14b-16a

Moisés falou ao povo, dizendo: «Recorda-te de todo o caminho que o Senhor teu Deus te fez percorrer durante quarenta anos no deserto, para te atribular e pôr à prova, a fim de conhecer o íntimo do teu coração e verificar se guardarias ou não os seus mandamentos. Atribulou-te e fez-te passar fome, mas deu-te a comer o maná que não conhecias nem teus pais haviam conhecido, para te fazer compreender que o homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor. Não te esqueças do Senhor teu Deus, que te fez sair da terra do Egipto, da casa de escravidão, e te conduziu através do imenso e temível deserto, entre serpentes venenosas e escorpiões, terreno árido e sem águas. Foi Ele quem, da rocha dura, fez nascer água para ti e, no deserto, te deu a comer o maná, que teus pais não tinham conhecido».

SALMO RESPONSORIAL

JERUSALÉM LOUVA O TEU SENHOR
JERUSALÉM LOUVA O TEU SENHOR.


Glorifica, Jerusalém, o Senhor,
louva, Sião, o teu Deus.
Ele reforçou as tuas portas
e abençoou os teus filhos.

Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras
e saciou-te com a flor da farinha.
Envia à terra a sua palavra,
corre veloz a sua mensagem.


Revelou a sua palavra a Jacob,
suas leis e preceitos a Israel.
Não fez assim com nenhum outro povo,
a nenhum outro manifestou os seus juízos.

SEGUNDA LEITURA
1 Cor 10, 16-17


Irmãos: Não é o cálice de bênção que abençoamos a comunhão com o Sangue de Cristo? Não é o pão que partimos a comunhão com o Corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, porque participamos do mesmo pão.

ALELUIA
Eu sou o pão vivo descido do Céu, diz o Senhor.
Quem comer deste pão viverá eternamente. Refrão

EVANGELHO
Jo 6, 51-58


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha Carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua Carne a comer?». Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram; quem comer deste pão viverá eternamente».

SUGESTÃO DE CÂNTICOS

Entrada - O SENHOR ALIMENTOU-NOS
Ofertório - SENHOR, TU ÉS O PÃO
Comunhão - EU SOU O PÃO VIVO
Final - CRISTO VENCE, CRISTO REINA

3 comentários:

Anónimo disse...

Passei por aqui e gosteibastante, é uma boa orientação para qualquer grupo coral, as minhas sugestões são as seguintes.

"O corpo de Jesus é alimento"
"Beberam o cálice".
"Formamos um só corpo".
"Eu sou o pão vivo descido do céu".
CPTS

GCC disse...

Obrigado pela colaboração caro anónimo; é sempre muito bem-vinda. De futuro procuraremos apresentar mais do que uma sugestão para cada momento da eucaristia.
Cumprimentos.

GCC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

TRÍDUO PASCAL

Quinta feira Santa Sugestão de cânticos: Entrada: - TODA A NOSSA GLÓRIA -  M. Luís Salmo Responsorial: - O CÁLICE DA BÊNÇÃO  É COMUNHÃO DO S...